sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Entendendo a sustentabilidade

Sustentar significa ação de suportar, manter em suspensão, carregar, etc. Algo pode ser sustentado por um suporte, a um determinado custo energético. Uma plataforma pode sustentar um ou vários objetos, mantendo-os em estabilidade. A capacidade de suporte da plataforma determinará a carga a ser suportada e o tempo de permanência.

Um dos melhores exemplos de sustentação está nos elevadores. Possuem uma determinada capacidade de suporte, relacionada à potência e capacidade do equipamento, Sua produção, subidas e descidas com carga, está sujeita a um limite operacional e de segurança e não pode ser aumentada, 


O conceito desenvolvido originalmente para as atividades de silvicultura e manejo florestal foi ampliado para muitas situações e atividades, para as quais  o conceito de sustentabilidade perde completamente o sentido. Florestas constituem fontes renováveis de recursos e permitem obter rendimentos e benefícios de maneira permanente, desde que constantes e limitados à capacidade de renovação dos estoques. 

São justamente estas condições não presentes na maioria das atividades econômicas e formas de organização social que impedem e restringem a adequada aplicação do conceito de sustentabilidade. A concepção do incremento indefinido e crescimento ilimitado impede qualquer tentativa de sustentação.


E você entende de forma diferente? Que tal analisar sua percepção de sustentabilidade?

Por favor, responda a enquete a seguir e contribua para o esclarecimento e entendimento crítico desse termo hoje tão banalizado.

Acesse e responda:
https://docs.google.com/forms/d/192kyduIuMmM9i_ouBItfkmI30o-pscoU9qKMZfJBZQg/viewform