sábado, 18 de junho de 2011

O quê derruba a árvore?

Precisamente, considerando causas antrópicas, são necessárias três coisas para derrubar uma, ou muitas árvores: a determinação pessoal, o equipamento e a energia. Na ausência de um destes fatores, a árvore, e as florestas, só caem se ocorrerem fatores naturais extremos ou por senescência.

Como percebemos, a motivação e o estímulo para retirar árvores, é essencialmente econômico e financeiro. É convidativo proceder à exploração dos recursos madeireiros de maior valor de marcado, apesar do risco que a ilegalidade representa. Mas as distâncias, precariedades, conivências e cumplicidades diminuem consideravelmente esse risco.

demanda reprimida do mercado madeireiro porém, é muito menos determinante no uso alternativo do solo e substituição da cobertura vegetal. A necessidade constante dos mercados agropecuários de porte, de  incrementar o fator de produção solo, impõe pressões econômicas e financeiras muito mais significativas na retirada da floresta.

A exploração de madeira interessa ao madeireiro, empresário industrial cujas serrarias deveriam ser supridas com matéria prima de origem exclusivamente legal, constante e permanentemente. O precário e deficiente controle oficial no fluxo e cadeia da madeira, juntamente com a cultura social da ilegalidade e convicção da impunidade, favorecem a retirada ilegal de toras de algumas árvores, em todas as áreas que possuem oferta de madeira.

Transporte de toras de Castanheira no sul do Pará


Por outro lado, o estímulo oficial, político, econômico, financeiro e cultural, provoca a expansão da área produtiva da agro exportação, que alimenta o mundo, gera PIB, emprego e renda, principalmente nas áreas de contato entre pastagens consolidadas e florestas exploradas. E o ciclo da pastagem ou da cultura, determinados pela especulação financeira e lucros internacionais, se inicia de maneira irreversível sobre solos originalmente florestais, como mera consequência de mercado.


A motosserra corta as árvores para a serraria, o que deveria ser uma coisa louvável, em regime de manejo. O trator abre o espaço para a produção das mercadorias internacionais. São dois processos interligados, diferentes no efeito imediato, mas semelhantes na determinação do maior lucro, no menor prazo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário